Papo saúde. Intestino preguiçoso.

Oi minhas lindas! Hoje a conversa é sobre um assunto que incomoda muita gente! Tenho certeza que se você não tem, provavelmente conhece uma ou mais pessoas que sofrem com isso.
Eu tenho o intestino preguiçoso e já passei por dias horríveis por causa disso, pois fico com a barriga inxada, tenho dor de cabeça, náuseas, uma sensação de desconforto e mal estar o dia inteiro. E pode acreditar isso é sério, procurei um médico e agora estou fazendo um tratamento, estou usando um medicamento chamado Muvinlax, e estou muito melhor.
Sabe aquele papo de activia, granola e etc, nada disso funciona, pelo menos pra mim. Mas pode funcionar para outras pessoas, faça um teste.






 O conceito intestino preso (que também é conhecido como intestino preguiçoso, prisão de ventre, constipação, etc) tende a ser subjetivo, mas usualmente inclui: fezes endurecidas, esforço para evacuar, diminuição no número de evacuações habituais e sensação de eliminação incompleta das fezes. As causas mais comuns em indivíduos saudáveis incluem a ausência de resposta ao estímulo de defecar, ausência de fibras na dieta, ingestão insuficiente de líquidos, inatividade física e uso crônico de laxantes.

Saiba mais sobre fibras alimentares

A tensão nervosa, a ansiedade e uso de alguns medicamentos podem agravar o quadro. Porém, a constipação crônica pode resultar de uma variedade de distúrbios orgânicos e um médico deve ser consultado.

Este é um quadro que atinge de dois a 28% da população em países ocidentais. A vida moderna, os “fast-foods” e a falta de horários regulares para as refeições contribuem para esta condição. Uma a cada 200 mulheres jovens sofrem deste problema e apresentam uma piora do quadro nos períodos pré-menstruais (hormônios sexuais atingem níveis altos) e durante a gravidez (compressão do intestino pelo útero).



As dietas pobres em fibras resultam em um tempo de trânsito intestinal prolongado, permitindo uma maior absorção de água e a formação de fezes duras. As fibras alimentares são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para manutenção da saúde e prevenção de doenças. A utilização delas no quadro de intestino preso é de grande valia e elas apresentam grande vantagem em relação aos medicamentos, pois não viciam a mucosa intestinal e não apresentam efeitos colaterais. Porém, as fibras só têm efeito laxativo se houver grande de líquidos ao decorrer do dia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: farelos integrais, cereais integrais, grãos (trigo, aveia, milho), produtos integrais em geral, frutas e suco de frutas (exceto: maçã, goiaba e banana-maçã), verduras cruas e cozidas.

Algumas dicas para prevenir o intestino preso:


  • nunca ignorar o estímulo de defecar;
  • manter um horário para ir ao banheiro;
  • tomar café-da-manhã rico em fibras (granola, aveia, cereais);
  • realizar as refeições em horários regulares;
  • aumentar ingestão de fibras;
  • consumir 2 litros ou mais de líquidos por dia;
  • praticar atividade física.

  • Essas são somente dicas tá gente!!! Qualquer dúvida consulte seu médico, ele poderá dizer o tratamento adequado para você.

    Beijos
    Priscila Nunes


    Deixe sua opinião

    Obrigada pelo comentário.
    Volte sempre.
    Beijinhos, Pri

     
    © Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!